G2-NOVO
Blumenau

Formada em Concórdia, banda Os Montanari comemora 60 anos

Festa especial das seis décadas ocorre em Blumenau

01/09/2018 13h20
Por: Diego Salmon Franke
Fonte: Jornal de Santa Catarina
1.311
Para comemorar os 60 anos da banda, subirão ao palco com Os Montanari, convidados como Vox 3, D’Fiebes, Cavalinho, Nova Alegria, Champagne, Tropical Band, Hausmusikanten, Dany e Rafa e Os Velhos Camaradas.
Para comemorar os 60 anos da banda, subirão ao palco com Os Montanari, convidados como Vox 3, D’Fiebes, Cavalinho, Nova Alegria, Champagne, Tropical Band, Hausmusikanten, Dany e Rafa e Os Velhos Camaradas.
Não é para qualquer um chegar aos 60 anos animando festas tradicionais e bailes com um repertório que marcou época e faz o público dançar até hoje nos salões ao redor do Estado. Quase um patrimônio musical catarinense, o grupo Os Montanari está celebrando a entrada na terceira idade e a comemoração é neste sábado, véspera do aniversário de Blumenau.
 
Formada em 1958 em Concórdia, a banda nasceu da vontade de Bruno Montanari, que foi abraçado pelo irmão Oswaldo. Ao lado deles estavam os músicos Fridolino Kiekov, Arthur Tessmann, Erwino Vatzlawick, Urbano Bloss e Werno Falk. Logo de cara, a banda fez sucesso nas tradicionais festas alemãs (“Kerbs”) na região de Concórdia e, em 1977, se mudou para Blumenau e criou raízes na cidade. Na região de heranças germânicas e da Oktoberfest, o grupo se atualizou e mudou de formação ao longo do tempo, com os filhos dos músicos originais mantendo a tradição viva.
 
Hoje com mais de 30 discos lançados, eles colecionam sucessos como “O Verão Sempre Vai Voltar”, “Heyo heyo”, “Melô do Rolo” e “Bar do Stitz”. Músicas que devem aparecer no repertório do show de amanhã e agora estão, também, em um pequeno rádio em formato de Kombi que a banda lançou. Inspirado no tradicional carro que a família usava em 1958, quando Os Montanari começaram, o aparelho está sendo vendido em comemoração ao aniversário e carrega 60 canções do grupo:
 
– Há dois anos e meio estava com um grupo de amigos e no bate-papo a gente falou dos 60 anos da banda, comentei sobre a gravação de um CD e alguém disse que deveríamos trabalhar a história da banda. Surgiu a ideia da Kombi, porque resgatava a ideia do veículo que meu pai usava na fundação. Selecionei 60 músicas, e com base em um pequeno rádio com USB, revesti o aparelho com a imagem da Kombi antiga. Já é um sucesso e vendemos mais de 2 mil unidades – conta Beto Montanari, filho do fundador da banda.
 
A Kombi-Rádio, aliás, vai valer como cupom para o sorteio do veículo de verdade que também ocorrerá durante a festa de sábado. Uma Kombi foi reformada para ficar igual ao carro original da banda e sairá da Vila Germânica com um novo dono. O veículo, lembram os músicos, era um sinal na década de 1960 que Os Montanari estavam na cidade e algum bailão iria ocorrer. Cerca de R$ 85 mil foram necessários para a transformação do automóvel.
 
Festa contará com convidados
Para comemorar os 60 anos da banda, subirão ao palco com Os Montanari, convidados como Vox 3, D’Fiebes, Cavalinho, Nova Alegria, Champagne, Tropical Band, Hausmusikanten, Dany e Rafa e Os Velhos Camaradas. O show será na Vila Germânica e a abertura do espaço é às 19h, com área para food trucks e venda de produtos personalizados.
 
– As primeiras 2 mil pessoas a entrarem na festa vão receber de brinde o CD de 60 anos da banda. As pessoas podem esperar muita alegria, música de bandas da região, uma decoração feita com carinho, cerveja de qualidade. Haverá também sorteio de brindes e tudo que o nosso público merece por estar conosco nestes 60 anos – destaca Beto Montanari.