G2-NOVO
Concórdia

Prefeitura de Concórdia apresenta projeto de revitalização do calçadão

Espaço promete ser moderno e inovador, aproximando pedestres, ciclistas e veículos.

19/06/2019 18h08
Por: Diego Salmon Franke
Fonte: Prefeitura de Concórdia
O próximo passo é fazer o processo de licitação, para em seguida iniciar os trabalhos da revitalização.
O próximo passo é fazer o processo de licitação, para em seguida iniciar os trabalhos da revitalização.

Nesta quarta-feira, 19 de junho, foi apresentado à população o projeto de revitalização do calçadão do centro da cidade. As arquitetas Cristieli Kuhn e Daniela Stringhini, mostraram o conceito e as pesquisas que embasaram os estudos para a elaboração do projeto, que promete aumentar a circulação de pedestres e a diminuir o fluxo de veículos.

O evento aconteceu no Centro Cultural e contou com a presença do prefeito Rogério Pacheco, membros do Executivo e do Legislativo, entidades, comerciantes, imprensa e comunidade. Em seu pronunciamento, Pacheco destacou a importância de preservar os elementos históricos da região central, mas aliar propostas modernas que tragam maior conforto e beleza aos usuários do calçadão.

Durante a apresentação, as arquitetas fundamentaram seus estudos apresentando um trabalho de pesquisa tanto na literatura sobre arquitetura e urbanismo, quanto na opinião das pessoas que circulam diariamente pelo espaço. O resultado foi um projeto que aproxima pedestres, ciclistas e motoristas, num espaço compartilhado, oferecendo um espaço de lazer, convivência, com acessibilidade e sem desníveis. Além disso, será ampliado a iluminação do calçadão, para as pessoas se sentirem mais seguras ao transitarem no período noturno. Um vídeo em 3D proporcionou aos expectadores a nova experiência no calçadão proposta pelo projeto.

Além de todo o projeto, está previsto um novo espaço para pontos de comércio diversos, como bancas, galerias e cafés. Os quiosques, que atualmente estão instalados no largo Rio Branco e apresentam problemas em sua estrutura, serão retirados do local para execução da obra. Após a sua retirada será procedida uma avaliação da possibilidade dos quiosques serem realocados em outro espaço público.

Na semana passada a Administração Municipal firmou contrato com a Caixa Econômica Federal, para garantir o recurso da obra, que já possui agora o projeto finalizado. O próximo passo é fazer o processo de licitação, para em seguida iniciar os trabalhos da revitalização. A expectativa que é que a obra inicie ainda este ano, e o prazo para execução é de nove meses.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.