FRANGO CHEFE BANNER
XADREZ

Coopercarga garante viagem de Calebe para Pan-Americano de Xadrez no Equador

Diretoria da Coopercarga repassa recurso para Calebe

28/06/2019 14h41
Por: Diego Salmon Franke
Fonte: Olíria Webber Locatteli
O repasse do valor ocorreu oficialmente nessa semana.
O repasse do valor ocorreu oficialmente nessa semana.

Xeque-Mate. Essa é a palavra mais reverenciada na vida do atleta enxadrista, Calebe Lazzarotti, 10 anos de idade, morador de Concórdia, SC. No mês de abril desse ano ele venceu de forma invicta o Campeonato Brasileiro de Xadrez, na categoria sub 10, realizado em Florianópolis, SC, garantindo assim a classificação para representar o Município e o Brasil no Pan-Americano que acontecerá no Equador e no Campeonato Mundial na China.    

Após a conquista, Calebe e seus familiares iniciaram uma corrida contra o tempo em busca de recursos financeiros para arcar com as despesas da viagem ao Equador. Quando o jogo parecia perdido, a Coopercarga abraçou a causa e proporcionou o Xeque-Mate que faltava para Calebe participar da competição. A cooperativa repassou R$ 7 mil e um kit viagem ao atleta.

O repasse do valor ocorreu oficialmente nessa semana. Calebe, seu irmão Jean, e seus pais, Marcia e Marciano, estiveram na Matriz da Coopercarga, em Concórdia, onde foram recepcionados pelo vice-presidente e diretor comercial, Paulo Simioni, e pelo diretor administrativo, Jamir Carlos Cordeiro da Silva. Paulo destacou a importância de apoiar o pequeno atleta. “Estamos sempre de portas abertas para apoiar projetos nobres, que atendam a sociedade. Calebe vem se revelando uma grande promessa do xadrez catarinense e brasileiro, pelo empenho e principalmente pelas conquistas. Para a Coopercarga é um orgulho poder realizar o sonho do atleta e incentivar a carreira do enxadrista”, acrescenta Paulo.

A Coopercarga já patrocina o Clube de Xadrez de Concórdia, onde Calebe foi revelado como enxadrista.

 

Arrumando as malas

Calebe e seu pai Marciano estão arrumando as malas para a viagem. A competição acontecerá de 20 a 27 de julho no Equador. A família está radiante e torcendo que o pequeno atleta domine o tabuleiro e vença a competição. “É o sonho dele e sempre vamos apoiá-lo para seguir a carreira que ele gosta. Agradecemos à Coopercarga e aos demais patrocinadores por proporcionar essa conquista”, completa a mãe.

Para o Mundial na China o custo da viagem é de R$ 22 mil e a família acredita que não conseguirá o montante.

 

Sobre Calebe

O xadrez é a modalidade preferida desde que Calebe frequentava a pré-escola. No Clube de Xadrez de Concórdia os professores logo perceberam seu potencial e avançaram de nível na modalidade.

Calebe acumula títulos. No ano passado, levou o título de vice-campeão no Campeonato Catarinense da categoria sub 10, realizado em Concórdia. Em seguida, alcançou o 5º lugar no Campeonato Brasileiro da categoria em Florianópolis. Além disso, venceu em diversas etapas do Circuito Oeste com o título de campeão geral em sua categoria e venceu na categoria sub 10 o 4º Torneio Internacional de Xadrez de Concórdia.

Nesse ano, Calebe conquistou o título do Campeonato Catarinense da categoria sub 10, realizado em Criciúma, SC, e logo após venceu de forma invicta o Campeonato Brasileiro de Xadrez na mesma categoria, quando garantiu passaporte para o Pan-Americano que acontecerá no Equador e  no Campeonato Mundial na China.

Ainda em 2019, o enxadrista voltou a vencer etapas do Circuito Oeste e também conquistou o título de vice-campeão no Torneio Internacional de Xadrez de Concórdia, realizado em maio com a presença de enxadristas e mestres do Brasil, Argentina e Paraguai.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.