G2-NOVO
Covid-19

Concórdia é o 3º município de SC com mais registros da Covid-19

Chapecó está em primeiro com 735 casos positivos e Florianópolis em segundo com 628

25/05/2020 19h24
Por: Diego Salmon Franke
Fonte: Rádio Aliança
78
Os números dos exames feitos nos colaboradores da BRF de Concórdia ainda não foram repassados à Vigilância Epidemiológica.
Os números dos exames feitos nos colaboradores da BRF de Concórdia ainda não foram repassados à Vigilância Epidemiológica.

O novo coronavírus teve o primeiro registro em Santa Catarina na capital Florianópolis. Agora é no Oeste do Estado que está a maioria das confirmações. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, Chapecó é quem mais confirmou pessoas com a Covid-19, 735, seguido por Florianópolis com 628 e Concórdia aparece em terceiro com 503 casos. Já o informe da Prefeitura de Concórdia divulgado neste início de semana mostra 512 pessoas que testaram positivo, sendo 16 nas últimas 24 horas.

 

Os números dos exames feitos nos colaboradores da BRF de Concórdia ainda não foram repassados à Vigilância Epidemiológica. Nesta segunda-feira a BRF divulgou nota à imprensa com as informações das testagens feitas pela agroindústria, o que ainda não aparece na estatística do boletim epidemiológico da prefeitura. A companhia informou que em quatro dias testou 5.132 pessoas entre colaboradores e terceirizados e 6,6%, 338 casos, foram positivos para a Covid-19.

 

Isso não significa que há esse número de pessoas com a doença em atividade neste momento. Quem testou positivo foi submetido ao exame de RT-PCR, que é o que indica se o vírus está em atividade no organismo. Segundo a BRF, nas outras plantas em que os funcionários também foram testados, o RT-PCR deu positivo para entre 10% e 18% dos casos confirmados pelos testes rápidos, que medem a presença de anticorpos.

 

Também é preciso observar que há muitos trabalhadores da BRF de Concórdia que moram em outras cidades. Desta forma, os casos positivos pela testagem da empresa entrarão na estatística de Concórdia e de outros municípios.

 

Outros números

 

Concórdia monitora 774 pessoas que estão em isolamento domiciliar com sintomas gripais ou por contato com suspeitas da Covid-19. Também são 46 suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 406 recuperados, 99 casos ativos e sete mortes.