G2-NOVO
Covid-19

Hospital De Concórdia recebe pacientes do litoral para tratamento da Covid-19

Uma pessoa de Itapema foi transferida para a UTI de Concórdia no domingo, dia 12 de julho

13/07/2020 16h40
Por: Diego Salmon Franke
Fonte: Rádio Aliança
82
Os 16 leitos de UTI no hospital de Concórdia estão vinculados à regulação do governo do Estado / Foto: Divulgação
Os 16 leitos de UTI no hospital de Concórdia estão vinculados à regulação do governo do Estado / Foto: Divulgação

A ocupação dos leitos de UTI vinculados ao Sistema de Único de Saúde (SC) está deixando o Estado de Santa Catarina em alerta. Regiões como a grande Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú e a Serra já estão no limite da ocupação. No domingo, 12 de julho, o Hospital São Francisco (HSF) de Concórdia recebeu uma paciente de Itapema que está em terapia intensiva entubada.

 

O diretor técnico do HSF, Juliano Copetti, explica que os 16 leitos de UTI destinados ao tratamento da covid-19 estão vinculados ao governo estadual. Isso significa que eles estão disponíveis em uma central de regulação única e o hospital é obrigado a oferecer os leitos disponíveis para pacientes de outras regiões do Estado, caso seja necessário (ouça o áudio acima).

 

Como a ocupação dos leitos no hospital de Concórdia está mais tranquilo, outras pessoas poderão ser transferidas para cá. O médico alerta que há uma preocupação com o grande aumento de casos dos municípios da região, como Chapecó, Xanxerê e Xaxim. Copetti pontua que ainda não é hora de relaxar com as medidas de higiene e distanciamento social.