G2-NOVO
Covid-19

Secretário diz que Estado trabalha para reduzir o deslocamento de pacientes

De acordo com o secretário, a intenção do Estado é evitar a transferência através de um sistema de regulação existente em Santa Catarina.

29/07/2020 14h51
Por: Diego Salmon Franke
Fonte: NSC Total
38
No total, são 54 hospitais em Santa Catarina com atendimento aos pacientes com Covid-19.
No total, são 54 hospitais em Santa Catarina com atendimento aos pacientes com Covid-19.

O secretário Estadual de Sáude, André Motta Ribeiro, disse em entrevista na NSC em Florianópolis na manhã desta quarta-feira, dia 29, que o Governo do Estado está trabalhando para reduzir o deslocamento de pacientes para regiões mais distantes acometidos pelo novo coronavírus. De acordo com ele, em poucos dias o Estado deverá ativar mais 180 leitos de UTI para atender os pacientes com quadro clínico grave e que necessitam de respiradores.

Em Concórdia, do total de leitos (16), nove são ocupados por pacientes do Alto Uruguai Catarinense e outros seis por pessoas em tratamento que vem de outras regiões.

De acordo com o secretário, a intenção do Estado é evitar a transferência através de um sistema de regulação existente em Santa Catarina. Para isso, as medidas já estão sendo tomadas com a ativação de novos leitos.

O secretário reiterou que enquanto os números estiverem em crescimento será necessário – para garantir acesso a saúde de todos – fazer o deslocamento dos pacientes para hospitais que tenham vagas. “Estamos trabalhando para evitar a longa distância”, revelou. André Mota Ribeiro explica que em Santa Catarina, apesar do crescimento grande em número de casos nenhum paciente ficou sem atendimento ou morreu aguardando vaga em unidade hospitalar.

Nesse sentido, ele lembra que medidas estão sendo tomadas, mesmo com algumas regiões apresentar superlotação nos leitos de UTI. No total, são 54 hospitais em Santa Catarina com atendimento aos pacientes com Covid-19.