G2-NOVO
Economia

Fechado desde março, balneário de Itá reabre neste fim de semana

Setor de turismo foi praticamente 100% impactado no município

05/11/2020 12h09
Por: Diego Salmon Franke
Fonte: Rádio Rural
92
O Parque Thermas Itá – Aqua Parque ficou fechado desde o fim de março, quando as medidas restritivas intensas foram aplicadas em todo o estado
O Parque Thermas Itá – Aqua Parque ficou fechado desde o fim de março, quando as medidas restritivas intensas foram aplicadas em todo o estado

Depois de sete meses de uma suspensão de serviços forçada pela pandemia do coronavírus, o Balneário de Itá, um dos mais tradicionais destinos de toda a região quando se trata de turismo, vai reabrir no próximo sábado, dia 07. Com a mudança da classificação do Alto Uruguai e uma melhora no cenário da doença, houve essa autorização, mas com diversas medidas de saúde a serem seguidas.

Conforme o secretário de turismo de Itá, Altir Goedert, no retorno, o Parque Thermas Itá, que tem capacidade de atender até 1500 pessoas, poderá operar com 70% da capacidade. Além do empreendimento, haverá toda uma rede de restaurantes e outras opções aos turistas. Mas todas as operações que começam neste fim de semana serão acompanhadas de um rigoroso protocolo sanitário como ele explica.

“Especialmente na parte de aglomerações. Terá uma equipe de bombeiros que está olhando as pessoas. O pessoal orienta que as pessoas fiquem o máximo possível distanciado. A máscara, nesse ambiente, é mais complicado, mas, mesmo assim, quando estiverem fora da piscina, haverá uma equipe orientando para o uso da máscara. E estará sempre disponível o álcool em gel”.

Ainda de acordo com o secretário, não haverá qualquer tipo de controle através de reserva antecipada para monitorar o número de pessoas no local. Se o thermas atingir a capacidade permitida, as pessoas deverão esperar até as demais deixarem o espaço, liberando assim as vagas. Uma das maneiras de garantir a possibilidade do passeio é através da compra de ingresso pela internet.

“Muitos ingressos são adquiridos via internet. Então esse controle prévio a gente já tem. Mas não há como prever a frequência das pessoas. O que vai acontecer é a marca da roleta. Na hora que entrar a capacidade máxima permitida, as pessoas vão ter que aguardar. Na medida que pessoas vão saindo, outras vão entrando”.

O Parque Thermas Itá – Aqua Parque ficou fechado desde o fim de março, quando as medidas restritivas intensas foram aplicadas em todo o estado. O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia, por ser um dos últimos a retornarem às atividades. Com isso, não apenas o balneário de Ita, como todos que dependem dos turistas, tiveram grandes perdas no período.

“O Balneário é um dos maiores atrativos que a gente tem no município. E isso interfere diretamente na locação de hotéis. A nossa capacidade de hotelaria ficou 100% prejudicada. Inclusive o hotel [do Thermas] ficou parado esse tempo, voltou recentemente. E, consequentemente, restaurantes, bares, toda parte do comércio, indústria sofre”, destaca ele.

Altir ainda ressalta que não há recomendações voltadas ao período de tempo em que as pessoas podem ficar no local. Ou seja, ele diz que é preciso que os turistas tenham consciência em quanto tempo e de que forma aproveitar o espaço para que todos saiam ganhando. O horário de funcionado, aos fins de semana, é das 09h às 18h. Mais informações no site.