G2-NOVO
Covid-19

“Parece que o vírus está escondido na nossa piscina”, diz diretor da CIA Hidromineral de Piratuba

Jair Gomes reclama que o complexo de piscinas ainda está fechado, enquanto outras estruturas podem funcionar no Estado

16/12/2020 16h10
Por: Diego Salmon Franke
Fonte: Rádio Aliança
159
O complexo termal estava funcionando com capacidade reduzida, mas foi fechado três vezes durante a pandemia / Foto: Cristiano Mortari
O complexo termal estava funcionando com capacidade reduzida, mas foi fechado três vezes durante a pandemia / Foto: Cristiano Mortari

 

O Parque Termal de Piratuba, fechado pela terceira vez no dia 03 de dezembro, pode reabrir nos próximos dias. Pelo menos essa é a expectativa da direção. Em entrevista à Rádio Aliança, o presidente da Companhia Hidromineral, Jair Gomes, lamentou que o complexo esteja fechado e disse que o cenário é injusto com Piratuba. “Parece que o vírus está no nosso Parque Termal, escondido nas nossas piscinas”, reclamou.

 

A empresa atende determinações de decretos que não permitem o funcionamento de parques aquáticos, quando a classificação de potencial é gravíssimo para a contaminação da Covid-19, que é o caso da região do Alto Uruguai. Quem deu esperança aos piratubenses, foi o deputado estadual Ivan Naatz. “Nossa expectativa é que as atividades no Parque Termal sejam liberadas agora, na quinta-feira, dia 17, conforme nos foi repassado pelo deputado Ivan Naatz, que é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Segundo ele, em conversa com o governador do Estado, houve um aceno para esta possibilidade”, contou Jair.

 

Gomes destacou que outras estruturas turísticas estão funcionando e classifica a falta de atividade no Parque Termal de Piratuba, como uma injustiça. “Piscinas em hotéis podem funcionar, piscinas de natação e de hidroginástica também, só as nossas, e que são termais e fazem bem pra saúde, é que não”, questionou. “Também sabemos que zoológicos estão funcionado, o Beto Carrero está aberto e as praias estão bombando. Isso é injusto com Piratuba”, enfatizou o diretor.

 

Nesta semana o governador Carlos Moisés anunciou novas regras de ocupação para a rede hoteleira na temporada 2020/2021. Pela normativa, fica permitida a lotação de hotéis e pousadas em sua capacidade integral em Santa Catarina. A regra passa a valer a partir do dia 21 de dezembro. “Sobre os hotéis abrirem com capacidade de 100%, sugerimos uma portaria com regras únicas para o turismo. Aqui em Piratuba, por exemplo, não adianta abrir os hotéis com capacidade máxima se o Parque Termal está fechado. Há um tratamento diferente para o setor turístico, pois alguns podem funcionar 100%, outros, 30, 40 e alguns, nada”, lamentou Gomes.

 

O presidente da Companhia Hidromineral de Piratuba também ressaltou que responsáveis por sete parques aquáticos de SC criaram um documento e enviaram ao Governo do Estado. “São sugestões, onde pontuamos e argumentamos que, mesmo na bandeira vermelha, é possível manter os parques abertos, assim como acontece em outros setores. Nós respeitamos todos os protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária e estávamos aferindo a temperatura dos turistas, cobrando o distanciamento, disponibilizando o álcool em gel e cobrando o uso de máscaras”, detalhou. “Estamos fazendo nossa parte, só falta o Governo do Estado fazer a parte dele conosco, impossível acreditar que os parques termais vão seguir prejudicados, lembrando que outras estruturas seguem abertas em SC”, cobrou Jair.