G2-NOVO
Saúde

Vítima de acidente entre Concórdia e Chapecó lança livro para falar de superação, esperança e fé

Neusa Uberti, 54 anos, morou em Concórdia por muitos anos e, por causa do acidente, ficou tetraplégica

30/03/2021 14h29
Por: Diego Salmon Franke
Fonte: Rádio Aliança
204
Neusa ao centro da foto está ladeada pela família nos EUA. À direita da foto, a capa do livro./Foto: Divulgação
Neusa ao centro da foto está ladeada pela família nos EUA. À direita da foto, a capa do livro./Foto: Divulgação

Neusa Uberti, 54 anos, que residiu por muitos anos em Concórdia e hoje mora nos Estados Unidos, lançou recentemente o seu primeiro livro intitulado "Segunda Chance, Sempre é Tempo de Recomeçar". A obra está disponível somente no formato digital, na plataforma do Amazon. Neusa teve a vida mudada há três anos. Ela ficou tetraplégica em função de acidente de trânsito, quando se dirigia de Concórdia a Chapecó para embarcar no avião e regressar para os Estados Unidos, onde já estava morando. Naquela ocasião, Neusa visitava amigos e parentes no município.

 

Em entrevista, Neusa conta como surgiu a ideia de escrever o livro. Ela diz que a ideia veio quando ainda estava no hospital, se recuperando do acidente. "Meu objetivo principal é trazer uma nova perspectiva de vida para as pessoas. Muitas têm tudo, mas nunca estão satisfeitas com aquilo que tem ou que são (...). A minha vida também teria sentido maior com o livro", conta.

 

Por causa do acidente, Neusa Uberti ficou presa a uma cadeira de rodas e tendo o movimento dos braços limitado pelas lesões na medula. Ela mora há 13 anos cidade de Sinsbury, no Estado de Connecticut, junto com as filhas que são brasileiras e o marido, que é norte-americano. 

 

Por ter limitações no movimento dos braços, Neusa conta que precisou de ajuda para escrever o livro. Ela percebeu a dificuldade para digitar ou escrever de forma manual e teve o auxílio de uma das irmãs, que mora em Concórdia, uma das incentivadoras. A irmã, Reni Uberti Redin, foi até os EUA para auxiliar na tarefa de escrever o livro. Neusa ditava as ideias e Reni colocava no papel. Depois que a irmã retornou ao Brasil, as ideias para trechos do livro eram passadas por e-mail.

 

Sobre o livro

 

Neusa Uberti diz que o livro "Segunda Chance, Sempre é Tempo de Recomeçar" traz uma mensagem de esperança, superação e fé. Ela explica que eperança é que "esteja onde você estiver nesse momento, sempre há uma esperança (...), nunca as coisas são tão más, que não tenha nada de positivo (...), mesmo nos momentos mais difíceis, você vê coisas positivas acontencendo". Sobre superação, Neusa diz que "nós nunca sabemos a força da gente (...), as circunstâncias fazem as pessoas fortes". Sobre a fé, a escritora diz que "se não tivesse Deus no coração, não teria chegado até aqui. Com fé, a gente consegue superar todas as barreiras".

 

O acidente

 

O acidente aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2018, no trajeto para o Aeroporto de Chapecó. Neusa estava na companhia de outros dois amigos, que moram em Concórdia, para pegar o voo e regressar para os EUA. O veículo em que eles estavam teve a frente cortada por um caminhão. Com isso, o carro foi parar fora da pista. Os outros dois ocupantes ficaram com ferimentos leves. Neusa, que estava no banco de trás foi projetada para a frente e teve fratura na coluna vertebral, com lesão de medula. 

 

Ela chama a atenção para a importância do cinto de segurança, que ela não estava usando naquele momento. "Sempre fui cuidadosa com isso. Naquele momento, eu tirei o cinto para me aproximar dos meus amigos que estavam na frente para conversar melhor", lamenta. "Se estivesse de cinto de segurança, talvez não estaria nessa cadeira de rodas", completa.

 

Neusa ficou internada no Hospital Regional Oeste, em Chapecó, por 20 dias. Ela retornou para os EUA em uma UTI aérea. Em solo americano, ficou internada por mais um ano e meio em clínica de reabilitação.