Segunda, 18 de Outubro de 2021
15°

Poucas nuvens

Xaxim - SC

Cidades Cidades

Inspirado em Concórdia, Xanxerê deverá receber Rua Coberta e revitalização da Praça Tiradentes

O projeto conta com a rua coberta, rua em curva na Avenida Brasil, passeio central na Rua Rui Barbosa, palco, academia, playground, parça parkdur e mini quadra, ciclofaixa e faixas elevadas.

07/10/2021 às 18h26 Atualizada em 07/10/2021 às 21h09
Por: Diego Salmon Franke Fonte: Canal Ideal
Compartilhe:
Agora, se trabalha em busca de recursos para a realização do projeto.
Agora, se trabalha em busca de recursos para a realização do projeto.

A construção da Rua Coberta em Xanxerê pode sair do papel. Pelo menos, essa é a expectativa de quem aguarda por um espaço como esse no centro da cidade, para a realização de eventos que fortaleçam a economia local e que possam trazer mais qualidade de vida para a comunidade.

 

O projeto foi o Trabalho de Conclusão de Curso da arquiteta e urbanista, Aline Caragnatto, que foi elaborado no fim do ano de 2019 em conjunto com a Unoesc. 

"Eu comecei a minha graduação em Concórdia, não cheguei a morar na cidade, mas estudei lá e como a cidade foi uma das primeiras da região a criar uma rua coberta, isso me chamou bastante atenção de fazer um trabalho final sobre o assunto.

Porque com a rua de Concórdia, ela se tornou uma área de lazer nos fins de semana. Durante a semana, o fluxo de veículos permanece normal.

Sem falar que a cidade se renovou bastante, e eu quero explorar também o urbanismo de Xanxerê porque não é uma área tão trabalhada assim.

Se o projeto sair do papel, com certeza a cidade que já tem um potencial enorme, vai crescer ainda mais", diz Aline.

 

O projeto inicial da Rua Coberta era de que ela fosse construída na Avenida Brasil, mas agora ele vai passar por algumas reformulações e o novo local definido foi a Sete de Setembro.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi quem colocou o assunto em discussão e iniciou o trabalho para tirar a ideia do papel. Foi aí que a entidade teve conhecimento de que na Unoesc uma acadêmica já havia feito um projeto nesse sentido.

Já o vereador Evandro Berto (PP) está em Brasília justamente para levar o projeto para ser entregue nas mãos do senador Esperidião Amin (PP).

Antes de embarcar para a capital federal, Evandro participou de uma reunião com a CDL, Unoesc, e também outras entidades para discutir a construção da rua. Além de Berto, Vilmar Zarembski (Republicanos) também está na capital buscando recursos para o município.

"Nós percebemos que há uma grande dificuldade na nossa cidade para realizar grandes exposições, feiras de automóveis, artesanatos.

Não temos um local próprio e definido para realizar estes grandes eventos. Por isso, nossa ideia é fazer com que a cidade cresça cada vez mais com a criação dessa rua coberta, sem falar na beleza do projeto.

Queremos fomentar ainda mais a economia do nosso município, onde várias entidades vão poder utilizar a rua para realizar os eventos.

Esse projeto faz parte também de um outro enorme que é a revitalização da praça Tiradentes.  Um projeto que vai custar aproximadamente R$ 3 milhões e entregamos ele nas mãos do senador Esperidião Amin (PP).

Estamos saindo de Brasília muito felizes e satisfeitos. Fomos muito bem atendidos e torcendo para que tudo dê certo para a nossa Xanxerê", conclui o vereador Evandro Berto (PP).