Domingo, 28 de Novembro de 2021
14°

Poucas nuvens

Xaxim - SC

Saúde COVID-19

Uso de máscara ao ar livre em SC deve ser liberado em novembro, projeta Estado

Uso de máscaras pode ser liberado na segunda quinzena de novembro em Santa Catarina.

26/10/2021 às 09h35
Por: Diego Salmon Franke Fonte: NSC Total
Compartilhe:
Segundo Motta, a liberação das máscaras vai depender do avanço da vacinação e do cenário epidemiológico.
Segundo Motta, a liberação das máscaras vai depender do avanço da vacinação e do cenário epidemiológico.

 

A projeção do secretário da Saúde (SC), André Motta Ribeiro, é que o uso das máscaras ao ar livre seja liberado na primeira quinzena de novembro em Santa Catarina.

A declaração foi ao programa CBN Total desta segunda-feira (25). Segundo Motta, a liberação das máscaras vai depender do avanço da vacinação e do cenário epidemiológico.

 

Motta explicou que o estado tem atualmente 57% da população totalmente vacinada e que já se discute a flexibilização do uso da máscara nas áreas externas quando chegamos a 65% ou 70% de imunização completa. "No atual ritmo, chegaremos a isso na primeira quinzena de novembro”.

 

O assunto ganhou força nesta segunda-feira (25) após a decisão da prefeitura de Criciúma de flexibilizar o uso das máscaras para quem está em dia com a vacinação. A medida vale para áreas ao ar livre.

 

A medida foi criticada por Motta. “Nós temos uma Lei Federal e uma Lei de Santa Catarina. Como a cidade do Rio de Janeiro e Criciúma conseguiram fazer uma legislação própria, eu desconheço."

 

Na segunda-feira (25), segundo relatou em sua coluna o colega Raphael Faraco, o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, foi questionado no Bom Dia SC, da NSC TV,  sobre o decreto da prefeitura de Criciúma que autoriza os vacinados a ficarem sem máscaras em locais abertos.

 

- A gestão em Santa Catarina é bipartite. Temos mantido um diálogo bem transparente com os municípios. E na última reunião, quinta passada, não discutimos isso. Além do que, há uma lei federal e um decreto estadual que determina o uso. Nós já desobrigamos a medição de temperatura e vamos avançar também em relação as máscaras no melhor momento, com segurança e com uma comunicação correta - disse Macário. (Renato Igor/CBN)

 

Foto: Diorgenes Pandidi

Ele1 - Criar site de notícias