Domingo, 23 de Janeiro de 2022
28°

Poucas nuvens

Xaxim - SC

Especiais Especial

Mostra Decorare é lançada em Joaçaba

Evento aconteceu na terça-feira, dia 14, na Nanai Decor

23/12/2021 às 11h43
Por: Diego Salmon Franke Fonte: Darlei Luan Lottermann
Compartilhe:
Em Joaçaba serão 32 ambientes, 40 profissionais entre arquitetos, designers e paisagistas envolvidos, e mais de 250 fornecedores.
Em Joaçaba serão 32 ambientes, 40 profissionais entre arquitetos, designers e paisagistas envolvidos, e mais de 250 fornecedores.

Agora é a vez de Joaçaba receber a Decorare –  uma das maiores mostras de Mostra de Arquitetura, Paisagismo e Design do Sul do Brasil, que já tem data marcada: 10 de setembro a 16 de outubro de 2022, no Edifício Porto Real da Construtora Trieste, com o tema: “Um Viver Cosmopolita”. O lançamento oficial aconteceu na terça-feira, dia 14, na Namai Decor, em Joaçaba e contou com arquitetos, patrocinadores e imprensa. 

O diretor e jornalista da Decorare, Thiago Freitas destaca que a mostra marcou o fortalecimento da arquitetura, decoração e engenharia nos anos 90 e 2000 em Chapecó, se consolidando com um dos maiores eventos do setor no sul do país. Em 2019 ela voltou para o cenário e marcou os 20 anos de sua fundação. “A mostra, além de apresentar as tendências da arquitetura, decoração e paisagismo, destaca o potencial dos profissionais dessa área, além de ser uma grande vitrine de novos talentos”.

Ele acrescenta que o evento possui um papel importante na difusão da cultura e da arte, divulga artista e artesãos locais, num universo que se entrelaça com o da arquitetura. 

Em Joaçaba serão 32 ambientes, 40 profissionais entre arquitetos, designers e paisagistas envolvidos, e mais de 250 fornecedores. Com o tema “Um viver cosmopolita”, os espaços vão seguir esse tema, se referindo ao cidadão pertencente ao mundo, que de alguma maneira sofreu influência de uma cultura que não é a sua de origem. A visitação para o público será de quarta a domingo, das 18h às 23h. 

 

Fotos Elizandro Giacomini 

 

Mais de duas décadas de história

 

A Decorare nasceu em 1999 com o empresário Celso Cecchin, a arquiteta Sandra Marafon Dutra e a engenheira civil Luzia Massa. Na primeira Mostra foram 19 ambientes e aconteceu na Casa da Dona Augusta Bohner, matriarca da radiodifusão no oeste catarinense.

O evento marcou o fortalecimento da arquitetura, decoração e engenharia nos anos 90 e 2000. A mostra se consolidou como um dos maiores eventos do setor no sul do país. Com mais de duas décadas de fundação, a Decorare apresenta as tendências da arquitetura, decoração e paisagismo, além de destacar o potencial dos profissionais da área e se apresentar como grande vitrine de novos talentos.

  A mostra possui um papel importante para a difusão da cultura e da arte, valoriza e divulga artistas e artesãos locais num universo que se entrelaça com o da arquitetura.  Também tem como objetivo despertar na sociedade o interesse por artes, cultura e arquitetura, não apenas do ponto de vista comercial, mas sim como uma manifestação cultural da sociedade. 

Em 2019 a mostra foi realizada no Castelinho, e marcou os 20 anos da fundação do evento, no endereço R. Pio XII, 315 D - Centro. A Decorare 2019 teve um foco significativo na história da cidade de Chapecó e nas ações culturais, apresentando tendências e revelando talentos.

 

Expansão para outras cidades

A mostra é promovida pela THF Marketing e Eventos, empresa com sede em Chapecó. A agência possui como propósito promover eventos que fomentem as manifestações culturais, a arte e a história, além de promover ótimas oportunidades de negócios. 

Em 2021, a Decorare expandiu suas cidades de atuação, passando por Concórdia (SC) e Bento Gonçalves (RS). Concórdia, a mostra contou com cerca de 30 ambientes e envolveu 40 profissionais de arquitetura, design, decoração e paisagismo, além de 500 profissionais de mão de obra. Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a Decorare foi construída por 30 profissionais de arquitetura, design, decoração e paisagismo, mais de 500 fornecedores de matéria prima e 600 profissionais de mão de obra. 

Ao longo do ano de 2022, outras cidades receberão a Decorare: Capão da Canoa – RS, de 07 de janeiro a 06 de março; Joaçaba – SC, de 10 de setembro a 16 de outubro; Itapema - SC de 21 de outubro a 30 de novembro; e Gramado - RS, com datas a serem definidas. 

Em Chapecó, na cidade de origem, será realizada de 08 de abril a 29 de maio de 2022, tendo como local o edifício Vila Zenaide, uma edificação totalmente nova de 41 andares, empreendimento da Construtora Bellei Salvador, patrocinadora master do evento. O prédio vai ser apresentado em um novo conceito de edificação, com visual moderno e arrojado, acompanhando a evolução da construção civil em Chapecó.

 

Dados gerais: 

O que: Mostra Decorare Joaçaba 

Data: 10 de setembro a 16 de outubro de 2022

Horário: De quarta a domingo, das 18h às 23h

Endereço: Edifício Porto Real, da Construtora Trieste

 

Decorare TV:

 

Em 2021, a Decorare lançou seu próprio programa televisivo, com a proposta de contar boas histórias envolvendo arquitetura, design, paisagismo e decoração, juntamente com moda, música e gastronomia. Os cenários, cidades e convidados entrevistados foram diversos, em 12 episódios. O programa teve estreia no dia 04 de setembro de 2021, transmitido ao vivo para todo o estado de Santa Catarina pela Band TV, aos sábados, às 11h30min. Além da transmissão na TV, os 12 episódios da primeira temporada estão disponíveis no canal do Decorare TV pelo Youtube. A segunda temporada do programa

está prevista para ser lançada em abril de 2022.

 

Acesse o Decorare TV: https://www.youtube.com/c/DecorareTV

 

 

 

Ele1 - Criar site de notícias